Eleição polarizada manterá pressão na taxa de câmbio, diz Banco Ourinvest em coletiva

Compartilhe esta notícia:

O cenário de incertezas eleitorais, que ganha corpo na agenda País, deve manter pressionada a taxa de câmbio. “O câmbio, dificilmente, deve ficar abaixo de U$$/R$ 5,00 ao longo do ano”, avaliou a economista chefe do Banco Ourinvest, Fernanda Consorte que projetou a taxa próxima de U$$/R$ 5,50 em 2022”.

Ainda para 2022, o Banco Ourinvest projeta inflação em 5% e taxa Selic já com dois dígitos no início do ano, chegando a 12% no final do ciclo de aperto monetário.

Outro ponto em alerta foi sobre o Federal Reserve, banco central americano, que embora não vislumbre um aumento de juros pontual, mas isso “não está descartado nos próximos meses”, disse a economista-chefe do Banco Ourinvest, Fernanda Consorte (foto).

“Olhando a situação dos Estados Unidos, não achamos que é totalmente impossível aumentar os juros nos próximos meses. Isso criaria uma piora, ou ao menos uma resistência, para a queda da taxa de câmbio de qualquer país emergente”, afirmou ela em coletiva do Ourinvest.

Além da chance de alta de juros do Fed, a economista alerta para um risco não calculado de agravamento da relação entre EUA e China. “A China balançou com a história da Evergrande, que custou um pouco do PIB, mas aparentemente corrigiram. Não conseguimos ver queda contínua de preços de commodities”, acrescentou.

Compartilhe esta notícia: